plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
CENSO

Inscrições para Concurso do IBGE com mais de seis mil vagas no Pará iniciam hoje

Em todo o Brasil são mais de 180 mil vagas de recenseador

Imagem ilustrativa da notícia Inscrições para Concurso do IBGE com mais de seis mil vagas no Pará iniciam hoje camera Reprodução/IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oferta 181.898 vagas de recenseador para atuar no Censo Demográfico 2021. As inscrições estarão abertas a partir das 10h desta terça-feira (23). O candidato deve ter no mínimo ensino fundamental completo.

As inscrições vão até as 23h59 do dia 19 de março , com taxa de R$ 25,77, e devem ser feitas pelo site do Cebraspe. Membros de família de baixa renda, inscritos no Cadastro Único, e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde, podem solicitar isenção.

O IBGE também abriu, além dessas vagas, concurso para 22.409 agentes censitários e, neste caso, as inscrições vão até 15 de março também no site do Cebraspe.

Função do recenseador

Essa pessoa é responsável por fazer o trabalho da coleta de dados através de entrevistas com os moradores. A previsão de duração do contrato é de até 3 meses com a possibilidade de ser prorrogado com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2021 e na disponibilidade de recursos orçamentários.

A remuneração é calculada por produção, com base:

• no número de unidades visitadas;

• taxa de remuneração dos setores censitários;

• número de questionários respondidos;

• número de pessoas recenseadas

A remuneração de quem ocupa esse cargo é variável e não há um piso nem um teto de quanto poderá ser recebido. A remuneração é calculada de acordo com produção, número de domicílios visitados e questionários respondidos. Ou seja, quanto mais entrevistas realiza, quanto mais coletas faz, maior será o valor que a pessoa recebe.

O recenseador não tem horário fixo. É esperado que o trabalhador (a) dedique ao menos 25 horas por semana, inclusive nos feriados e finais de semana. A pessoa também terá direito a 13º salário e às férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção.

Distribuição de vagas

As vagas estão distribuídas em 5.297 municípios brasileiros. Nas cidades maiores e em áreas remotas, as vagas são oferecidas por áreas de trabalho específicas, que podem abranger bairros, favelas, localidades de difícil acesso, aldeias indígenas ou comunidades quilombolas, por exemplo.

O ideal é que os recenseadores aprovados no processo seletivo sejam moradores das próprias localidades onde vão trabalhar. Dessa forma, os custos com deslocamentos serão menores e produtividade nas visitas domiciliares será maior.

Inscrições para Concurso do IBGE com mais de seis mil vagas no Pará iniciam hoje
📷 |Reprodução/IBGE

Provas e resultados

Segundo o IBGE, as provas objetivas serão aplicadas presencialmente no dia 25 de abril para recenseador. Os exames serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. O candidato pode realizar a prova em município diferente do que ele escolher para trabalhar.

Como serão as provas:

• prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório

• 4 horas de duração, aplicada no turno da tarde

• 10 questões de Língua Portuguesa

• 10 questões de Matemática

• 5 questões sobre Ética no Serviço Público

• 25 questões de Conhecimentos Técnicos

O conteúdo programático e mais detalhes estão disponíveis no edital.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Federais

Leia mais notícias de Federais. Clique aqui!

Últimas Notícias