Mais dois editais da Lei Aldir Blanc Pará estão com inscrições abertas até o dia 12 de janeiro para fazedoras e fazedores de cultura do segmento de Moda e Design e também do segmento de Cultura Digital. São R$ 800 mil (62 propostas) e R$ 500 mil (20 propostas), destinados a esses empreendedores culturais fortemente prejudicados com a pandemia do coronavírus.PRF no Pará mobiliza paraenses a se inscreverem em concurso com 2 mil vagas

Dois pontos importantes de ambos chamamentos é que serão destinados no mínimo 50% de prêmios para mulheres (cis e trans) e ainda, para cumprir com a política pública de interiorização do acesso aos recursos públicos, 70% dos recursos serão destinados a propostas de empreendedores culturais de 139 municípios do interior paraense – os 30% restantes abrangem as cidades de Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará.

Quem está à frente do chamamento do edital é o Instituto de Desenvolvimento Social Ágata, entidade sem fins lucrativos que realiza o processo de inscrições em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SECULT), Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

“A intenção desses editais é reconhecer a importância desses fazedores e fazedoras de cultura, que são responsáveis por toda essa cadeia de produção cultural no Pará. No edital de Moda e Design, estamos voltados a contemplar criação, transmissão e difusão de práticas culturais; no edital de Cultura Digital, o público-alvo é quem trabalha com processos criativos e formas de interação social realizadas a partir dos recursos da tecnologia digital, como a internet e as TICs — tecnologias de informação e comunicação”, explicou Elesânia Alvarenga, presidente da instituição.

INSCRIÇÕES

Para participar dos editais da Lei Aldir Blanc, os proponentes devem primeiro se cadastrar no Mapa Cultural do Pará, onde será gerado o número de inscrição a ser utilizado também no presente edital. O cadastro do agente cultural na plataforma Mapa Cultural do Pará será validado pela Secult. Após o cadastro, os proponentes deverão efetuar sua inscrição exclusivamente pelos emails: aldirblancmodaedesignpa@gmail.com e aldirblancculturadigitalpa@gmail.com

SERVIÇO

Inscrições abertas para os editais Moda e Design e Cultura Digital – Lei Aldir Blanc Pará 2020, até o dia 12 de janeiro de 2021. Informações no site e atendimento online feito pelo Instituto aos proponentes em dias úteis, das 8h às 17h, durante o período de inscrição, pelos e-mails, além do aplicativo WhatsApp, número (91) 985524797.

Setor foi um dos mais afetados pela pandemia no ano passado Foto: Imagens: Reprodução

Conteúdo Patrocinado

MAIS ACESSADAS