plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Comitiva do governo federal retorna ao Marajó 

Acompanhe a comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania em sua volta à Região do Marajó e saiba mais sobre a Caravana Brasil Sem Fome e o Fórum das Cidades Amazônicas.

Imagem ilustrativa da notícia Comitiva do governo federal retorna ao Marajó  camera ( Divulgação

CARAVANA

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e de outros órgãos do Governo Federal irá retornar à Região do Marajó, entre os dias 16 e 20 de abril. Além de dar andamento ao Programa Cidadania Marajó, as autoridades irão participar da Caravana Brasil Sem Fome. Hoje (16) e amanhã (17), em Belém, acontece a 3ª Reunião do Fórum Permanente da Sociedade Civil do Marajó. Nos dias 18 e 19 de abril, serão realizados – em Belém e em duas cidades marajoaras – eventos com a que incluem agendas relativas ao Plano do Brasil sem Fome.

FÓRUM DAS CIDADES AMAZÔNICAS

O ministro das Cidades, Jader Filho, participa hoje (16) do Fórum das Cidades Amazônicas, em Belém. A abertura oficial da Plenária Anual do Fórum está marcada para as 8h30, no Palácio Antônio Lemos. À tarde, o ministro participará, juntamente com outros ministros do governo Lula, da abertura do Fórum Urbanshift América Latina. No painel sobre Financiamento para Cidades Verdes e Resilientes, que ocorrerá das 15h às 18h no Teatro Maria Sylvia Nunes, da Estação das Docas, serão discutidos temas relacionados ao desenvolvimento sustentável urbano.

GOVERNOS

A Plenária irá aprovar o plano de trabalho do Fórum das Cidades Amazônicas para 2024 e 2025, que engloba encontros temáticos e iniciativas para impulsionar o desenvolvimento sustentável nas cidades da região. Além disso, a Plenária discutirá a resiliência urbana e como mobilizar recursos para fortalecer as estratégias de adaptação climática. O fórum é uma coalizão de governos dos oito países que compartilham a floresta. Foi criado em paralelo com a Cúpula Presidencial da Amazônia, realizada em Belém, em agosto de 2023.

PREMIAÇÃO

O ministro Jader Filho recebeu uma premiação em reconhecimento pelos serviços prestados na gestão do Ministério das Cidades. É a edição especial do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social – Troféu Paulo Safady Simão. É a primeira vez que o prêmio é concedido a uma autoridade pública. O gesto registra o reconhecimento do segmento da construção ao trabalho desenvolvido pelo ministro Jader Filho, “ao entender o setor da construção como parceiro estratégico para enfrentar os desafios históricos do Brasil”, como disse o presidente da CBIC, Renato Correia.

INVENÇÃO

Num ato que representou a quebra de uma tradição histórica, os repórteres fotográficos de jornais e sites não puderam registrar a foto posada dos jogadores do Paysandu, após o clássico de domingo, para ilustrar o poster do vencedor da competição. Para impedir o trabalho dos fotógrafos, os jogadores ficaram em direção ao lado oposto. Com isso, somente a assessoria de comunicação do clube fez o registro. A atitude restritiva teve ainda o efeito negativo de esconder a divulgação da marca do principal patrocinador do Campeonato Paraense. Um tiro no pé.

PIONEIRISMO

Os cursos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa comemoram em abril 39 anos de existência. Ambos foram os primeiros dessas graduações criados no Norte do país, o que pontua a marca do pioneirismo da universidade. A Uepa segue como uma das principais instituições formadoras. Fisioterapia, por exemplo, consta como um dos cursos mais concorridos no Prosel da instituição. Os dois cursos farão programações especiais para marcar a data histórica rumo aos 40 anos de criação.

LINHA DIRETA

Usuários da Oi Fibra em Belém estão migrando para outras operadoras em função do péssimo serviço oferecido desde a semana passada. Em menos de dez dias foram pelo menos três interrupções totais de muitas horas por “falhas na região”.

Na última interrupção, iniciada às 16h do dia 11, houve três diferentes previsões de horários para o restabelecimento do sinal – o que só se concretizou mais de 24 horas depois.

Aprovado em março deste ano, o projeto de lei proposto pela ex-deputada estadual e atual deputada federal Dilvanda Faro (PT) à Alepa ainda em 2021 foi sancionado esta semana pelo governador Helder Barbalho e agora no dia 26 de julho, data do falecimento da cantora Cleide Moraes, ocorrido em 2020, comemora-se o Dia Estadual da Música Brega.

Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada no fim da semana pelo IBGE, as vendas no comércio varejista paraense tiveram alta de 2,7 % em fevereiro, em relação ao mês anterior. É a terceira alta consecutiva desde dezembro de 2023.

O início de 2024 foi de forte alta de vendas no setor, diferente do ano passado, 2023, quando em janeiro o índice ficou em 0,7% e fevereiro caiu para -0,8%. Na comparação com os demais estados brasileiros, a pesquisa mostra que o Pará ficou em 5° lugar perante os demais estados pesquisados.

A Unimed Belém comunica aos seus cooperados, beneficiários e ao público em geral que o pedido de liminar, proposto pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) em ação civil pública, que visava impedir o processo de descredenciamento de três laboratórios foi indeferido pelo Poder Judiciário.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias