plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Apuração de irregularidades nas obras do Parque do Utinga e as convenções municipais estão no RD!

O Conselho Superior do Ministério Público apreciará amanhã (16) o polêmico pedido de arquivamento de inquérito civil que apurou irregularidades constatadas nas obras de construção do Parque do Utinga durante a fase final do governo de Simão Jatene (PSD

Imagem ilustrativa da notícia Apuração de irregularidades nas obras do Parque do Utinga e
as convenções municipais estão no RD! camera Veja essas e outras na coluna do Diário do Pará | Reprodução

O Conselho Superior do Ministério Público apreciará amanhã (16) o polêmico pedido de arquivamento de inquérito civil que apurou irregularidades constatadas nas obras de construção do Parque do Utinga durante a fase final do governo de Simão Jatene (PSDB). As informações são oriundas do Ministério Público de Contas e do TCE, porém o caso também está sendo apurado pelo Ministério Público Federal, que, ao contrário do estadual, já identificou ilegalidades no contrato com uma empresa que é também investigada pela operação Lava Jato.

EMPRÉSTIMO

O MPF investiga um empréstimo de R$ 101 milhões do Banco da Amazônia à empresa Rialma Fertilizantes Indústria e Comércio S/A, pertencente a parentes do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Segundo a coluna Radar, da revista Veja, “a montanha de dinheiro teria sido liberada ao grupo goiano a partir de um financiamento com inobservância de garantias mínimas para a operação”. O inquérito foi motivado por indícios que podem configurar ato de improbidade administrativa “que causa prejuízo ao erário e que viola os princípios da administração pública”.

COMPENSAÇÃO

Um projeto em tramitação na Câmara Municipal pode alterar a desigual relação entre a população e a prefeitura. Se for aprovado, pessoas que moram em imóveis atingidos por alagamentos ficarão isentas de pagamento do IPTU, aquele imposto inteiramente avacalhado na gestão tucana de Zenaldo Coutinho. É uma forma de compensar as pessoas pelas perdas geradas por eventos que a PMB tem a responsabilidade de prevenir e evitar. Diante da omissão do prefeito, o projeto resguarda os direitos de quem perde imóvel e pertences no período de chuvas.

ÔNIBUS

O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) iniciou o processo de elaboração do edital para a contratação das concessionárias de linhas de ônibus (troncais e alimentadoras) para o malsinado BRT Metropolitano. As empresas terão a concessão do Estado para operar o sistema de transporte na Região Metropolitana, contemplando a prestação do serviço nos terminais de integração de Ananindeua e Marituba. O processo licitatório e de organização do sistema deve estar finalizado ao término das obras da BR, várias vezes adiado pela gestão tucana.

SUSTO

O deputado Paulo Bengtson (PTB) passou por um grande susto ontem: o monomotor em que estava caiu em Anapu. A aeronave levava, além do parlamentar, do piloto e co-piloto, uma servidora do sistema penitenciário do Estado. Todos passam bem, e Bengtson teve ferimentos leves na perna e na cabeça. Como corregedor da Câmara Federal, coube ao parlamentar paraense notificar a deputada Flordelis no processo de cassação aberto após a mesma ter sido denunciada como mandante da morte do marido.

DEFENSORES

A Defensoria Pública promove no próximo dia 2 de outubro a audiência de conciliação com os 14 aprovados para o cargo de defensor público, em 2015. O titular da PGE, procurador Ricardo Sefer, confirmou presença. Segundo João Paulo Lédo, defensor público geral do Estado, os novos defensores vão poder atuar em municípios que atualmente não contam com o trabalho da Defensoria de forma permanente, como, por exemplo, Cametá, Tailândia e São Félix do Xingu.

LINHA DIRETA

O governador Helder Barbalho assinou ontem a nomeação de 33 aprovados no concurso público C-182, do Hemopa. “O Governo tem se empenhado para ampliar e melhorar o serviço público em todas as áreas determinando nomeações dos concursos”, comentou Helder nas redes sociais.

A convenção do PSOL, que vai oficializar as candidaturas de Edmilson Rodrigues a prefeito e de Edilson Moura (PT) a vice, será amanhã, às 16h, no hotel Sagres, em caráter semipresencial. Somente pré-candidatos e lideranças da coligação terão acesso ao evento.

O atendimento presencial na biblioteca Arthur Viana foi retomado no sistema de agendamento de horários em dias específicos para pesquisas nos setores de Obras Raras, Microfilmes e Jornais. Para agilizar o processo, os requerentes devem informar detalhes da pesquisa a ser realizada.

O PT de Santarém promove amanhã, às 19h, no Sindicato dos Profissionais de Educação, a convenção municipal que vai formalizar a candidatura de Maria do Carmo Martins Lima à prefeitura municipal. A convenção terá participação limitada de convencionais.

O acreano Guilherme Lessa é o candidato do PTC à eleição municipal, tendo Major Diamantino como vice. Cantor gospel, Lessa foi escolhido em convenção realizada ontem. De cara, prometeu fazer a ponte entre Belém e Outeiro, acabar com as araras eletrônicas e climatizar os ônibus.

Em convenção realizada domingo (13), o partido Republicanos lançou a candidatura do deputado federal Vavá Martins à Prefeitura de Belém, com Sargento Gonçalves como vice. Vavá, de 38 anos, é pastor evangélico e radialista e disputará pela primeira vez um cargo executivo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias