plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
REPÓRTER DIÁRIO

Demolição da fábrica da Phebo é prova que Belém virou terra de ninguém; entenda no RD!

Belém virou mesmo terra de ninguém. Não há respeito ao código de posturas e nem ao patrimônio histórico da cidade. O estranho caso da antiga fábrica da Phebo, no bairro do Reduto, junta-se ao descalabro geral. O proprietário do prédio iniciou a demoliç

Imagem ilustrativa da notícia Demolição da fábrica da Phebo é prova que Belém virou terra de ninguém; entenda no RD! camera Veja as notícias da coluna do Diário do Pará! | Reprodução

Belém virou mesmo terra de ninguém. Não há respeito ao código de posturas e nem ao patrimônio histórico da cidade. O estranho caso da antiga fábrica da Phebo, no bairro do Reduto, junta-se ao descalabro geral. O proprietário do prédio iniciou a demolição no dia 9 de julho, sem que a Secretaria Municipal de Urbanismo tenha sido sequer informada a respeito. Depois que a fábrica foi ao chão, a Seurb lavrou o auto de infração e paralisou a obra por falta de licenciamento. O proprietário do imóvel até o momento não foi localizado.

BALBÚRDIA

A Seurb não sabe nem se a fábrica da Phebo é patrimônio histórico do município. A obra só foi embargada após mobilização de moradores da área, que denunciaram à Divisão de Fiscalização e Controle. O episódio confirma a indiferença do gestor tucano pelos bens culturais da cidade, pois bastaria verificar no departamento de patrimônio da PMB se o prédio se encaixa no perfil para tombamento ou não. A Phebo foi fundada em 1930 e, durante décadas, foi símbolo das fragrâncias naturais do Pará, com produtos elogiados em todo o Brasil.

TUCANOS

Enquanto o próprio deputado revela a intenção de dialogar com a direção nacional do PSDB, amigos e correligionários de Celso Sabino difundem a versão de que ele estaria sofrendo uma perseguição por parte da cúpula tucana. O argumento é que o partido vetou a indicação de Sabino para a liderança da Maioria na Câmara, mas permite que Roberto Rocha (PSDB-MA) exerça a liderança da Maioria no Congresso e que Izalci Lucas (PSDB-DF) seja o líder do governo no Senado. As atitudes denotam, segundo aliados, incoerência e discriminação em relação a Sabino.

REPÚDIO

A OAB-PA e a Subseção de Canaã dos Carajás manifestaram-se ontem para repudiar os ataques sofridos pela advogada Verônica Bezerra da Silva, que foi vítima de vídeo difamatório divulgado nas redes sociais. A Ordem repele “comentários desairosos e odientos, sem fundamento na conduta profissional e pessoal da referida advogada, e reitera que permanecerá se posicionando contra qualquer tipo de discurso de ódio e retrocesso na luta pela construção de uma sociedade livre, justa, solidária” e onde a mulher, seja advogada ou não, ocupe o seu lugar institucional de merecimento.

COBRANÇA

A Assembleia Legislativa vai encaminhar nos próximos dias moção de apelo ao ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para obter informações sobre o organograma de obras estruturantes relacionadas ao Estado, como portos, ferrovias, hidrovias, aeroportos e estradas. Em apoio a pronunciamento do senador Jader Barbalho (MDB), o deputado Raimundo Santos (Patriota) pede que o governo federal “garanta e priorize” o trecho compreendido entre Açailândia, no Maranhão, e Barcarena, no Pará, conforme previsto no planejamento original.

HOMENAGEM

Mais recente vítima do golpe do perfil falso na internet, o prefeito tucano fez ontem um alerta para que as pessoas denunciem e bloqueiem qualquer mensagem com pedidos encaminhados através do link fake. Apesar da seriedade do problema, as redes sociais não deixaram a história passar incólume. Teve até internauta lembrando que, enfim, alguém teve a ideia de “homenagear” Zenaldo à altura, mostrando que é um prefeito fake. Segundo a Prefeitura, a polícia já foi notificada a respeito do golpe.

LINHA DIRETA

A realização do Círio de Nazaré apenas virtualmente não abala o aquecido comércio de objetos, itens de presente e camisetas alusivas à maior festa religiosa do país. Através da internet, já é intensa a divulgação de produtos destinados aos devotos da santa padroeira dos paraenses.

A promulgação da Lei Maria da Penha é comemorada hoje, juntamente com o Dia Estadual de Combate ao Feminicidio. A Lei N°9.017, sancionada em março pelo governo do Estado, é um projeto do deputado Miro Sanova (PDT), aprovado pela Assembleia Legislativa.

Dados da Segup indicam a ocorrência de 39 casos de feminicídio no Estado em 2018 e uma diminuição de 40% em 2019. De acordo com a lei, o dia de hoje deve ser voltado para a realização de debates, seminários e palestras sobre o assunto, principalmente nas escolas públicas.

O retorno das sessões de julgamento do 2º grau do TJPA registrou um ineditismo: sob a presidência do desembargador Ricardo Nunes, ocorreu na terça-feira, 4, a primeira sessão via videoconferência da 2ª Turma de Direito Privado. As sessões presenciais estão suspensas desde março.

O porto de Beirute, onde ocorreu a grande explosão de anteontem, tem profundos laços afetivos e históricos com o Pará. Foi de lá que partiram, a partir de 1870, as primeiras famílias de imigrantes com destino ao Estado, onde fincaram raízes e permanecem até hoje através de seus descendentes.

O vereador Ademir (PSOL) propôs a concessão do título de Cidadã Abaetetubense à superintendente regional do Baixo Tocantins, delegada Renata Gurgel, em reconhecimento pelos serviços prestados, especialmente na atuação sobre casos de feminicídio, ocorridos recentemente.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Repórter Diário

Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

Últimas Notícias