plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
OPINIÃO

Para Gerson Nogueira, Remo merecia resultado melhor

O jogo podia ter sido mais satisfatório para o Remo, mas o 0 a 0 espelhou a produção dos times. Os azulinos buscaram mais o gol, ameaçando no início da partida e chegando perto de marcar na etapa final, quando Tcharlles e Eduardo Ramos fizeram boas invest

Imagem ilustrativa da notícia Para Gerson Nogueira, Remo merecia resultado melhor camera Divulgação/ Ascom Remo

O jogo podia ter sido mais satisfatório para o Remo, mas o 0 a 0 espelhou a produção dos times. Os azulinos buscaram mais o gol, ameaçando no início da partida e chegando perto de marcar na etapa final, quando Tcharlles e Eduardo Ramos fizeram boas investidas na área do Imperatriz. Quando as finalizações foram certeiras lá estava o guardião Henal, melhor figura em campo, o que traduz a superioridade remista.

Além dos chutes errados e da falta de sequência nas ações pela esquerda do ataque, onde as facilidades eram maiores, o Remo sofreu muito com o distanciamento entre meio e ataque, um problema que tinha sido superado pela objetividade marcante nos seis jogos anteriores.

Em função do tempo que o time leva para entregar a bola aos homens de frente a marcação acaba facilitada, principalmente contra times empenhados em se defender, como o time maranhense ontem à noite.

Para agravar a falta de compactação, Djalma não rendeu o esperado como quarto médio atuando pela direita. Sofreu com a presença forte do Imperatriz pelo seu lado e não foi o ala que o Remo precisava para agredir com mais constância. Dudu Mandai funcionou bem pela esquerda, mas foi praticamente esquecido no segundo tempo.

Gelson, ao contrário de outros jogos, guardou posição, quase como um segundo volante, dividindo tarefas com Lucas. Julio Rusch era o mais adiantado, mas errou muitos passes e lançamentos.

O afastamento entre os médios vem se constituindo num problema sério quando o Remo tem necessidade de impor o jogo. Contra times que agridem, a situação fica mais cômoda e o sistema funciona. O Imperatriz só incomodou no primeiro tempo quando o centroavante Anderson Cavalo e o ponta Cesinha forçavam o jogo em cima de Fredson e Mimica.

Diante do jogo pesado de marcação no meio, apesar da evidente vantagem técnica sobre o adversário, o Remo sofria para explorar os dois lados de sua defesa. Gelson e Djalma, na direita, ficaram distantes demais de Lucas e Julio, que se posicionavam na esquerda.

Isso produzia um clarão na zona intermediária, sem aproveitamento dos espaços que o Imperatriz permitia. A situação melhorou na etapa final quando Robinho e Carlos Alberto, principalmente este, entraram.

Carlos Alberto mostra cada vez mais ambientação aos planos de Mazola e pode ser trabalhado como quarto homem de meio, revezando com Djalma ou Gelson. Habilidoso, criou três excelentes situações pela direita, levando vantagem sobre a zaga do Imperatriz.

Começou com ele a jogada que Eduardo Ramos tocou para Tcharlles, livre na entrada da área, na melhor trama do ataque em todo o jogo. Só não terminou no fundo das redes porque a buraqueira do gramado impediu que o atacante dominasse a bola antes da chegada de Henal.

Em seguida, Eduardo Ramos recebeu de Robinho dentro da área e bateu no ângulo, para nova intervenção de Henal. O Remo, porém, teve espaço e facilidades para arriscar mais ao longo do jogo. A pouca ou moderada insistência com manobras ofensivas explica a igualdade no placar.

Forte presença interiorana na escolha dos melhores

Como sempre faço, revelo meus votos ao Troféu Meio de Campo da TV Cultura, que premia os melhores do Campeonato Estadual. Minha lista reflete a boa participação interiorana na disputa. O goleiro é Vinícius, imbatível na regularidade. Laterais: Eneilson (Castanhal) e Kabecinha (Independente), rápidos e eficientes. O volante é Lucas Siqueira (CR), que estabilizou o setor no Remo, apesar de chegar em meio à disputa.

O zagueiro é Yan, do Paragominas, muito bem no campeonato e quase impecável nas semifinais contra o PSC. Na meia-cancha, William Fazendinha foi o mais efetivo, com participação exponencial na excelente campanha do Castanhal. No ataque, Nicolas, tanto pelos gols como pela importância para o PSC. É também o craque da competição.

Ronald (Remo) é a revelação e o melhor técnico é Artur Oliveira, responsável maior pelos feitos do Castanhal no Parazão.

Neymar resgata parte do prestígio e PSG fica maior

Enquanto o Paris Saint-Germain confirma mudanças para a próxima temporada, Neymar dá sinais de que vai regatear ao máximo para renovar com o clube. Sabe que é peça fundamental no projeto de tentar chegar de novo à final do principal torneio de clubes da Europa. O êxito da campanha deste ano, que não estava nos planos mais otimistas da direção do clube, serve de estímulo para continuar sonhando com a conquista maior.

Na cerimônia de premiação, em Lisboa, o proprietário do PSG, Nasser Al-Khelaïfi, já deu a letra. O time vai voltar mais forte para ser campeão da Liga. Há dois aspectos que justificam essa convicção. O dinheiro é farto e a classificação é garantida pela hegemonia do clube no futebol francês.

O processo de rejuvenescimento vai atingir os veteranos do elenco, com destaque para Thiago Silva. A grana generosa do Qatar vai permitir sair em busca de reforços para todas as posições do campo.

Quanto à dupla de astros, Neymar e Mbappé, a luta tende a ser inglória para garantir a permanência. O Barcelona quer Neymar, mais do que nunca, após o vexame que conduziu a um processo de reformulação radical no clube. Mbappé é sonho de consumo do Real Madrid.

Apesar da choradeira após a derrota para o Bayern, Neymar sabe que saiu mais valorizado desta Champions. Voltou a ser um dos grandes nomes da cena mundial, liderando a equipe em campo e dando sinais de maturidade. Não levará o troféu de Melhor do Mundo deste ano, mas tem pelo menos mais quatro ou cinco anos para perseguir a meta.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Gerson Nogueira

Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

Últimas Notícias