plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
DE OURILÂNDIA PARA XANGAI

Professor vencedor da Olimpíada de Matemática vai para China

Professor Romis de Sousa Moraes vencedor da primeira edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio no Brasil, vai fazer intercâmbio na China, que é a primeira colocada no mundo em matemática

Imagem ilustrativa da notícia Professor vencedor da Olimpíada de Matemática vai para China camera Secretário Rossieli Soares e professor Romis de Sousa Moraes, na sede da Seduc | Eliseu Dias/Ascom Seduc

Aconteceu no mês de março de 2024 a primeira edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr). O objetivo do certame é selecionar, anualmente, até 10 Professores de Matemática que fazem a diferença para os alunos, os quais serão premiados com uma viagem para conhecer pessoalmente o sistema educacional de um dos países classificados entre os 10 melhores em Matemática no ranking do PISA – "Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio".

O ganhador foi um paraense, o professor Romis de Sousa Moraes que leciona matemática em Ourilândia do Norte no sul do Pará.

O professor Romis de Sousa Moraes esteve na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nesta segunda-feira (22), para conversar com o secretário Rossieli Soares sobre a vitória e contar as expectativas para os próximos passos da premiação.

Veja também:

Com a conquista, Romis e os outros medalhistas de ouro vão embarcar, em setembro, para Xangai, na China, onde participarão de um intercâmbio técnico e cultural de 15 dias para conhecer o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco), na Universidade Normal da China. O País figura sempre entre aqueles com melhor desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).

“A experiência do professor Romis é muito importante, primeiro porque mostra aos outros colegas que é possível obter grandes conquistas. Segundo, porque a gente precisa de símbolos na vida, a gente precisa de pessoas que mostrem o quanto é possível alcançar”, destacou o secretário Rossieli Soares, que fez um convite especial ao professor. “A gente está organizando o primeiro grande encontro de professores de matemática e estudantes de matemática do Estado, e a gente vai fazer vários dias de formação presencial. Gostaria de convidar, tanto para você participar, mas também para fazer a formação com os colegas”, disse Rossieli Soares.

O professor Romis Moraes, que leciona matemática na Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Romildo Veloso e Silva, no município de Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará, integrou o grupo de 10 docentes medalhistas de ouro, entre 600 professores de todas as regiões do País, que disputaram o evento educativo, promovido de modo on-line.

Com a conquista, Romis e os outros medalhistas de ouro vão embarcar, em setembro, para Xangai, na China
📷 Com a conquista, Romis e os outros medalhistas de ouro vão embarcar, em setembro, para Xangai, na China |Eliseu Dias/Ascom Seduc

Para ele, conquistar a medalha de ouro na competição é um marco. “Isso representa uma conquista importante para mim, para minha família e também para o povo paraense, porque nós estamos levando o nome do Pará ao cenário nacional. É muita emoção. Pessoalmente falando, fiquei muito feliz quando soube da premiação. Representa um marco”, afirmou.

Cerimônia - No próximo dia 21 de maio, Romis Moraes vai participar da cerimônia oficial de premiação da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF), onde receberá a medalha de ouro. Além do paraense, há contemplados dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Maranhão, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e São Paulo. Na competição foram avaliados mais de 600 professores de todo o País, em três etapas: prova, apresentação em vídeo (ilustrando o trabalho desenvolvido em sala de aula) e entrevista com membros do Conselho Acadêmico da OPMBr.

Alfabetizado por uma irmã, dentro de casa, na zona rural, Romis viu na educação uma oportunidade de mudar sua trajetória e transformar, também, a vida de outras pessoas. Um dos poucos da família a concluir um curso superior, o professor de matemática busca incentivar seus alunos a realizarem sonhos por meio da educação.

Sobre a viagem, ele disse que “a China é um dos países que figuram entre os melhores na avaliação internacional Pisa. Conhecer o que eles fazem, as práticas pedagógicas utilizadas lá, para que a gente possa trazer aqui para o Brasil, associar e aplicar aqui. Dentro de tudo, claro que a gente vai fazer as adequações à educação brasileira, mas esse é um grande intuito. E poder somar à educação paraense".

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Outras

Leia mais notícias de Outras. Clique aqui!

Últimas Notícias