plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DIA MUNDIAL DOS RINS

Hipertensão é a principal causa de doenças renais no Brasil

Doutor Nefrologista Lourisval Gonçalves explicou sobre a importância de se cuidar dos rins. Ele participou de entrevista na Rádio Clube FM 100,7 no programa Se Ligue na Clube com o jornalista Nonato Dourado

Imagem ilustrativa da notícia Hipertensão é a principal causa de doenças renais no Brasil camera Hipertensão é que mais tem causado doenças nos rins | Reprodução

Ao menos 10% da população do mundo têm algum tipo de doença renal crônica, segundo estimativa da Organização Mundial dos Rins (World Kidney, em inglês). Em números absolutos, são mais de 850 milhões de pessoas afetadas. No Dia Mundial dos Rins, que ocorreu nesta quinta-feira (14), a Sociedade Brasileira de Nefrologia desenvolve o tema “Saúde dos rins e creatinina para todos” para divulgar os cuidados com as doenças renais.

Para lembrar a data uma ação aconteceu nesta quinta em um shopping de Marabá que contou com mini palestras, consulta com Nefrologista, triagem nutricional, Aferição de Pressão Arterial e Glicemia, Teste de Creatinina entre outros.

Em Marabá o Nefrologista Lourisval Gonçalves participou de entrevista na Rádio Clube FM 100,7 no programa Se Ligue na Clube com o jornalista Nonato Dourado. Ele declarou que entre todas as doenças, a hipertensão é que mais tem causado doenças nos rins, seguida do diabetes. “As glomeropatias, doenças preexistentes, ficam em terceiro lugar e quando isso acontece é a paralisação dos dois rins”, disse.

Veja também:

A situação é mais impactante na doença renal crônica em estágio final, também chamada de insuficiência renal terminal. “É um impacto muito grande na vida tanto do paciente como do familiar e neste caso ocorre a indicação da substituição, seja por hemodiálise ou transplante”, explicou.

A função dos rins é realizar a filtragem de substâncias tóxicas produzidas com a geração de energia do corpo humano, que resulta em “lixo”, segundo o doutor Lourisval. “Os rins fazem essa filtração, direcionando pra bexiga, com acúmulo da urina e que ao urinar é eliminado essas substâncias tóxicas e fazendo o controle de líquidos no corpo”, disse.

Por isso a importância de se cuidar dos rins, sendo a principal a ingestão adequada de líquidos. A recomendação é de no mínimo dois litros por dia, de forma distribuída para se manter uma hidratação adequada.

Doutor Nefrologista Lourisval Gonçalves explicou sobre a importância de se cuidar dos rins.
📷 Doutor Nefrologista Lourisval Gonçalves explicou sobre a importância de se cuidar dos rins. |Michel Garcia

Adverte ainda que a repetição dessas doenças deve levar o paciente a procurar um nefrologista para uma investigação adequada, pois depender apenas de antibióticos pode causar problemas. Recomenda-se também que os homens mantenham consultas anuais com um urologista para prevenir que a hiperplasia prostática vá fechando a uretra e danificando os rins. Por fim, é aconselhado evitar o uso abusivo de anti-inflamatórios, já que seu consumo frequente ou em doses elevadas pode causar danos renais graves”, ressaltou o médico nefrologista.

Veja 10 dicas para manter seus rins saudáveis:

1) Controle o seu peso: a obesidade está ligada a uma série de doenças crônicas, entre elas a insuficiência renal. Pratique exercícios e tenha uma alimentação saudável!

2) Controle a sua pressão arterial: a hipertensão pode tornar os vasos sanguíneos dos rins mais espessos e rígidos.

3) Reduza a ingestão de sódio: o sódio está presente na maioria dos produtos industrializados, mesmo nos de sabor doce e também em conservantes.

4) Reduza a ingestão de sal: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário máximo de 5 gramas de sal, porém a ingestão média do brasileiro é de 12 gramas por dia.

5) Beba muita água: é ela quem ajuda o rim a fazer seu trabalho. Quando o rim recebe pouco líquido, ele concentra a urina como reserva de água, nesses casos podem se formar pedras nos rins e na bexiga, o famoso cálculo renal.

6) Pratique exercícios: ter um estilo de vida ativo ajuda na manutenção do peso, no controle da pressão arterial e saúde do coração e músculos.

7) Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas: o álcool provoca irritação nos rins, prejudicando seu funcionamento normal.

8) Não se automedique: o consumo de medicamentos deve ser feito somente sob prescrição médica. Analgésicos, por exemplo, se consumidos em excesso, podem danificar a saúde dos rins.

9) Fique atento aos sinais: hipertensão arterial, diabetes, inchaço nas pernas ou no rosto, cólica renal, infecção urinária.

10) Previna e trate infecções urinárias: infecções do trato urinário, como a cistite (infecção da bexiga), podem se estender para os rins, por isso, é preciso trata-las adequadamente.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Marabá

Leia mais notícias de Marabá. Clique aqui!

Últimas Notícias